domingo, 17 de julho de 2011

Moda masculina: as tendências que prometem dominar o guarda-roupa dos rapazes

O Blazer é a peça coringa do verãoO Blazer é a peça coringa do verão
A moda masculina ganha espaço a cada temporada. Depois de duas semanas de coleções entre Rio de Janeiro e São Paulo, várias são as possibilidades que surgem para compor os guarda-roupas dos homens --consumidores polêmicos, que têm formas diferentes de fazer suas escolhas na hora de se vestir.

De um extremo ao outro, algumas vezes eles se permitem servir de "prova-piloto", consumindo tendências ousadas, enquanto em outras, negam o que está sendo proposto. Independente das diferenças de gosto e lifestyle, o homem contemporâneo é, indiscutivelmente, influenciado pelas milhares de imagens lançadas em meio a tantos apelos midiáticos.

Mas quando o assunto é tendência, o que será que o brasileiro vai vestir no verão do ano que vem? Entre alfaiataria, street e sportwear, ou tudo ao mesmo tempo (grande tendência), o Colherada faz uma lista com cinco boas apostas que surgiram nas duas semanas de moda, lembrando sempre de preservar as diferenças entre os rapazes que vão vestir essas peças - dos que dizem não estar nem aí para o universo fashion, até os outros que fazem de tudo para estar na crista da onda.

LEIA MAIS: Moda e Futebol: a apropriação de jogadores por marcas fashion na copa do Mundo.

TENDÊNCIA: BLAZER

Blazer da British Colony é neutro e moderniza looks do dia e da noiteBlazer da British Colony é neutro e moderniza looks do dia e da noite
Definitivamente essa é a peça coringa do próximo verão, tanto no feminino quanto no masculino. Ele apareceu de diversas formas, compondo desde os looks esportivos até os mais sofisticados, dependendo da proposta, algumas vezes acompanhados por calças e outras por bermudas esportivas ou de alfaiataria, chegando até aos shorts. Desde os estampados chamativos aos mais estruturados, passando pelos estilos naturais, molengas e amassadinhos, e ainda de linha, há blazers para todos os estilos. Vale escolher qual tem mais a ver com a sua proposta e investir nessa peça.

Quem mostrou: No Rio, a British Colony levou uma proposta natural e casual, no melhor estilo descompromissado chique. A R. Groove e a OEstúdio não economizaram na criatividade, misturando cores vivas a estampas e texturas, para um homem ousado que garante uma produção de moda mais chamativa e temporal. Alexandre Herchcovitch também levou blazers, porém resolveu que as mangas seriam curtas, quebrando com um padrão da peça. E Mário Queiroz apostou em cortes clássicos, em tons pastéis, até a inovação da peça em linha, ou mesmo a gola alta e punhos mais curtos, valorizando a camisa debaixo da peça. 

TENDÊNCIA: SHORT

Short elegante de Mário Queiroz agrada vários tipos de homemShort elegante de Mário Queiroz agrada vários tipos de homem
Outra aposta de diversas marcas foi o comprimento curto, evidenciando as pernas deles. Mesmo levando em consideração as diferenças no hábito de vestir em uma cidade urbana como São Paulo, ou praiana como o Rio, a peça apareceu nas duas semanas de moda. Não se sabe até que ponto o público masculino mais resistente à tendências ou mesmo com um hábito mais conservador da imagem masculina irá se permitir experimentar. Mas para aqueles que consomem moda e não têm medo de arriscar por conta de rótulos, as pernas de fora estarão com tudo. Dependendo do biotipo de quem gostar da proposta e da composição de peças, os curtinhos parecem ser uma excelente aposta para quem pretende passar dias de calor de forma confortável e sexy.

Quem mostrou: Mário Queiroz, com sua alfaiataria aparentemente impecável mostrou em modelos com bolso faca e tecidos naturais. Já a Reserva se saiu bastante street, apostando no calor das estampas florais californianas, em Nylon. Já a Ellus usou jeans com corte de alfaiataria, mais versátil. A Totem apareceu com belas estampas em cores quentes que convidam a uma boa praia.

TENDÊNCIA: MACACÃO
Elegante, o macacão da British Colony veste descolados com atitudeElegante, o macacão da British Colony veste descolados com atitude
Bem diferentes das jardineiras da década de 1970, esse "one-piece" parece para eles agora mais contemporâneo. Em nylon ou em tecidos mais nobres, o macacão promete circular desde as ruas até as festinhas finas e descoladas, em cidades praianas ou em grandes metrópoles. A vantagem está na praticidade de vestir-se de uma só vez e sair sem precisar pensar em composições. Sem contar com o ar antenado que o macacão deixa em quem encara a peça.

Quem mostrou: Alexandre Herchcovitch fez sua versão em nylon dourado. Versátil, a peça vai da praia até o clube mais fino da metrópole. A R. Groove veio com uma versão xadrez, estilo alfaiataria. A British Colony trouxe um belíssimo modelo em tecido tecnológico, que lembra a textura do tafetá amassado e fosco, em tom de azul com decote em "V". Já a Osklen foi mais além, propondo um macacão todo em tela, mais curto, com muita transparência. E João Pimenta não hesitou em propor um modelo a lá "traje de banho", preto e curtinho.

TENDÊNCIA: BRILHO


Não é um hábito para o homem vestir vinil ou tecidos metalizados. Porém, uma ou outra peça que deixe um toque de brilho pode dar uma levantada no visual. Os brilhos apareceram em bermudas, leggins, blazers e acessórios como mochilas. Desde andarilhos urbanos até o homem com um ar mais "glam", não se sabe se essa ousadia já é possível, mas, como proposta a se pensar, já está valendo.

Quem mostrou: A Redley trouxe belíssimas bermudas e agasalhos em brilho de vinil. Marcelo Sommer apostou em terno acetinado com cor forte e estampa, no melhor estilo teatral. Herchcovitch apostou em brilho de seda para alfaiataria estampada tanto em blazers como em calças e shorts, além do brilho do nylon dourado que ele também usou em diversas peças da sua assertiva coleção, e ainda sapatos e luvas no mesmo tom para eles.


TENDÊNCIA: CALÇAS CURTAS


A TNG apostou em calças com a barra virada, estilo italiano, que compõe bem tanto com alfaitataria quanto com um estilo mais casualA TNG apostou em calças com a barra virada, estilo italiano, que compõe bem tanto com alfaitataria quanto com um estilo mais casual
Se na Europa essa calça com comprimento na altura dos tornozelos é um clássico das ruas, aqui no Brasil há um tempo que algumas marcas insistem em propor o comprimento "pescador" para o homem brasileiro, coisa que ainda não pegou. Talvez por uma questão de "shape", já que corpo do brasileiro é menos lingilíneo do que o do europeu. Pode ser também pelo fato de essa ser uma imagem que não faz parte do hábito estético dos rapazes daqui. Não se sabe se já é a vez da tal calça, mas é fato que a cada edição, ela aparece construindo um terreno novo, ganhando força para tentar emplacar em terras brasileiras.

Quem mostrou: Mário Queiroz compôs muito bem a clássica alfaiataria, com camisas de malha ou de tecido, acompanhadas por tênis converse. A TNG fez um modelo mais solto no corpo e com a barra virada, estilo italiano, tanto em modelos lisos como em estampados. British Colony também apostou em modelagem solta na alfaiataria de tons claros. A V.Rom desfilou looks mais informais, com jeito de conforto.  


O que há de mais seguro no guarda-roupas deles para o próximo verão é, sem dúvida, a alfaiataria, que vem compor com peças menos nobres, como camisetas e sandálias, além das suas velhas companheiras, as camisas, os blazers e os mocassins. Além de uma forte vertente do surf e skate para o sportwear, ainda vamos ver muita bermuda e estampas que remetem ao tema. E mais o estilo decolado do homem Osklen, que há um bom tempo está ditando moda no Brasil, como a calça saruel para eles -- que ainda continua em alta --, assim como os cavalos baixos até em alfaiataria.

Os homens podem não querer admitir, mas estão sim cada dia mais ligados no que estão vestindo, afinal, não há gênero que não se deixe seduzir por uma bela imagem masculina

Um comentário: